Viagens Low Cost Praga

Praga, a capital da República Checa e centro industrial, comercial e cultural do país, é também conhecida como “cidade das cem cúpulas”, “cidade dourada” ou “mãe de todas as cidades”. A palavra prah, em Checo contemporâneo, significa limiar ou limite, o que pode dar uma pista quanto às origens do nome: cidade no limite, na velha Europa, entre os os mundos Eslavo e Germânico. Também há quem diga, mais romanticamente e deixando-se fascinar pelo ambiente mágico de Praga, que esta será a porta de acesso para outros mundos ou outras dimensões.

Praga é, na verdade, um dos mais bonitos e antigos centros urbanos da Europa, sendo famosa pelo seu enorme e bem conservado património arquitetónico (sofreu poucos danos durante as duas Guerras Mundiais) e pela sua rica vida cultural. Fica na Boémia Central, sobre colinas, nas duas margens do rio Vltava, pouco antes da sua confluência com o rio Elba.

Mas visitar Praga é, acima de tudo, encontrar um local de intensa vida cultural. A cidade possui um grande número de universidades, academias e escolas independentes. Para além disso, são muitos os museus e galerias de arte e não faltam eventos culturais ao longo de todo o ano, tais como alguns festivais de música internacionais. Nomes como o compositor Antonin Dvorak ou o escritor Franz Kafka são, automaticamente, associados à cidade.

Viagens Low cost Praga – preço dos bilhetes

Voos a 162€ com partida de Lisboa através da Tap, ou voos a 137€ com partida do Porto, também através da Tap. Sendo que o valor é por pessoa, e as taxas estão incluídas.

Se marcar voo ida e volta seja a partir de Lisboa ou do porto, com alguma antecedência, pode-se tornar bastante acessível às carteiras, para além de que viajar só faz bem, pois alarga os nossos horizontes.

Ao fazer a reserva do voo já incluindo o booking do hotel, através do site da logitravel, não só se torna mais pratico, como também económico, pois pode ser em tempo real os preços praticados no mercado para as datas que pretende fazer a viagem. Não se esqueça de ter sempre em conta, aonde quer ficar, pois será mais barato ir para um hotel de 3 estrelas do que ir para um de 5 estrelas.

Como Ir do Aeroporto de Praga até ao centro da cidade?

O Aeroporto de Praga (“Praha-Ruzyne”) se encontra a 15 km do centro da cidade, e para chegar lá há diferentes opções: Airport Express Prague e o autocarro. Também pode usar o táxi.

 

Agora, em Praga, o que visitar?

Praga é uma cidade pequena e encantadora. A sua zona histórica tem estilo medieval, fazendo com que a visita se transforme numa viagem no tempo. A melhor forma de conhecer a cidade é a pé, pois sua área central é muito pequena. Apesar disso, a capital checa dispõe de um ótimo sistema de transporte urbano, com estações de metrô e bondes por toda a cidade. À noite os principais monumentos recebem iluminação especial, deixando a cidade ainda mais charmosa e romântica.

 

Rudolfinum – um dos mais importantes edifícios neo-renascentistas de Praga, é um auditório musical que tem como orquestra permanente a Orquestra Filarmónica da República Checa. Esta casa de espectáculos é, também, um dos palcos principais do Festival Internacional de Música de Praga (Festival da Primavera), realizado entre Maio e Junho. Dentro do edifício podemos encontrar a sala de Dvorak, famosa pela sua acústica. Existe, ainda, uma importante galeria de arte que exibe, sobretudo, arte contemporânea.

 

Praça da Cidade Velha – Uma possibilidade para dar início aos passeios em Praga é a Praça da Cidade Velha ou Staromestské Námestí. É a praça histórica de Praga, onde inúmeros visitantes param em frente ao prédio da prefeitura e ficam olhando para cima. É o famoso relógio astronómico de Praga que os entendidos do monumento dizem que mostra a hora, dia, mês, posição da terra e lua, sua fase e a estação do ano.
Ponte Carlos – Karluv Most, em checo. E internacionalmente conhecida como Charles Bridge. Quando o monumento mais visitado de Praga começou a ser construído, a sua primeira pedra foi colocada no dia 9 de Julho de 1357, às 5 horas e 31 minutos, seguindo orientações de astrólogos.

 

Castelo de Praga – O castelo é um monumento do património cultural nacional e símbolo de mais de mil anos de desenvolvimento do estado tcheco. Não espere se deparar com um castelo homogéneo com aquela imagem que vem à mente quando pensamos em um castelo. Na verdade, o castelo de Praga é um complexo de construções em todos os estilos arquitetônicos e inclui palácio, igrejas, torres, museus, pátios, jardins, ruas e casas históricas.

 

Parque Petřín – Para observar e registrar belas vistas de Praga, o parque Petřín é ideal. Localizado próximo a Malá Strana, o parque fica a 318 metros acima da cidade. O acesso pode ser feito a pé ou por meio de um funicular, tipo de um ônibus movido à eletricidade que faz o trajeto de subida até o morro. Chegando ao parque, é possível admirar diversas roseiras espalhadas pelos jardins, antes de alcançar a torre Petřín. Com formato octogonal e cerca de 60 m, a torre pode ser acessada por meio de um elevador e uma escada espiral com 299 degraus que levam ao mirante no topo.

Outros sítios interessantes:

• Parque Letná
• Bairro Judeu
• Castelo de Hradcany

 

Dicas úteis para as suas férias em Praga:

Hoje em dia os smartphones são os nossos melhores amigos para viagens. Lá pode usar o GPS e aplicações que irão certamente ajudar a encontrar os lugares a que pretende chegar. Aqui ficam algumas aplicações indispensáveis para uma viagem a Praga.