Viagens Low Cost Bruxelas

Parte da União Europeia, a Bruxelas é a capital da Bélgica e fica entre a França, a Alemanha e a Holanda no mapa. Multicultural, abriga três comunidades em seu território, fazendo com que se fale mais de uma língua na cidade: flamengo, francês e alemão.

É uma cidade de diversidade e contrastes, a começar pelos idiomas: francês e holandês se misturam nas placas. A grande maioria dos habitantes fala francês, mas a cidade fica na parte do país que fala holandês.

O primeiro ponto que pega os turistas é a gastronomia, por conta dos irresistíveis chocolates, waffles e batatas fritas, os pratos mais consumidos do país. Além disso, a cerveja é também uma paixão nacional e a cidade exporta rótulos consagrados mundialmente.

Entregue-se aos passeios pelos edifícios antigos e modernos, as ruas estreitas e as lojas de artigos típicos. A capital belga pode te surpreender!

Viagens Low cost Bruxelas – preço dos bilhetes

Voos a 60€ com partida de Lisboa através da Ryanair, ou voos a 44€ com partida do Porto, também através da Ryanair. Sendo que o valor é por pessoa, e as taxas estão incluídas.

Se marcar voo ida e volta seja a partir de Lisboa ou do porto, com alguma antecedência, pode-se tornar bastante acessível às carteiras, para além de que viajar só faz bem, pois alarga os nosso horizontes.

Ao fazer a reserva do voo já incluindo o booking do hotel, através do site da logitravel, não só se torna mais pratico, como também económico, pois pode ser em tempo real os preços praticados no mercado para as datas que pretende fazer a viagem. Não se esqueça de ter sempre em conta, aonde quer ficar, pois será mais barato ir para um hotel de 3 estrelas do que ir para um de 5 estrelas.

Como Ir dos Aeroportos Zaventem e Charleroi até ao centro da cidade?

A cidade de Bruxelas é servida por dois aeroportos: Zaventem (código IATA: BRU) e Charleroi (Código IATA: CRL).
Para se deslocar entre os aeroportos e o centro de Bruxelas de transportes públicos dispõe de várias opções:

Aeroporto Zaventem – O aeroporto internacional de Bruxelas, também conhecido por aeroporto de Zaventem, fica situado a cerca de 12 km do centro da cidade. Assim temos: Comboio, onde a estação de comboio do aeroporto está localizada no piso inferior (-1). Autocarros, cujas as paragens de autocarros estão situadas no piso 0 na zona das chegadas. E os Táxis, que estão situados na zona das chegadas.

Aeroporto de Charleroi – O aeroporto Charleroi é utilizado pelas companhias aéreas Ryanair e Wizzair e está localizado a cerca de 60 quilómetros do centro de Bruxelas. Aqui, só Autocarro. A empresa Brussels City Shuttle bus faz a ligação entre o aeroporto e o centro da cidade com uma frequência de 30 em 30 minutos com paragens na estação de Midi/Zuid (Rue de France/Frankrijkstraat). A partir desta estação pode apanhar o comboio e o metro para outros destinos na cidade.

Agora, em Bruxelas, o que visitar?

Além de ser capital da Bélgica, Bruxelas também é considerada a capital da União Europeia. Ao passear pela cidade, você certamente irá se deparar com alguns prédios importantes da administração do bloco europeu, que contribuiu bastante para seu sucesso económico em tempos modernos. Mas não é só da actualidade que vive Bruxelas. A cidade tem inúmeros pontos turísticos históricos de tirar o fôlego, a exemplo da sua famosa Grand Place, e sua arquitectura, que tem influências holandesas e francesas, é simplesmente encantadora. Sem falar na arte de rua, que dá um charme único à cidade. Confira nossas dicas dos melhores passeios em Bruxelas e programe a sua viagem!

Catedral de São Michel

Construído inicialmente para servir como uma capela dedicada a São Michel, no século IX, o prédio da catedral de São Michel  que vemos hoje em dia só começou a tomar forma por volta do ano de 1226, e tem uma história de mais de 1.000 anos.O exterior da catedral é impressionante, e a fachada gótica não deixa nada a desejar quando comparada a outras catedrais importantes da Europa. Preste atenção a todos os mínimos detalhes, como as estátuas de figuras bíblicas e as colunas espirais, vistas em diversos outros prédios de Bruxelas, que são inspiradas na catedral.

Place de l’Agora e Galeries Royales
Localizada entre a Grand Place e a Catedral de Bruxelas, esta praça é super interessante, e te dará uma idéia do que está por vir se você passar por lá antes de chegar na Grand Place. Cercada de belos prédios e lojas, e com uma estátua imensa de bronze única, de Charles Buls, ex-prefeito de Bruxelas com o seu cachorro, a Place de l’Agora tem uma das galerias de lojas mais espetaculares da Europa, as Galeries Royales. Inaugurada em 1847, esta construção espetacular, que tem 200 metros de comprimento, é simplesmente impressionante.

Grand Place
Em Bruxelas, o ponto central da Grand Place é o prédio da antiga prefeitura (Hotel de Ville), que tem uma torre imensa, chegando a 96 metros de altura. Além do Hotel de Ville, a praça tem outros prédios antigos e escritórios importantes da cidade, como a Maison du Roi (ou Casa do Rei), onde funciona o museu da Cidade de Bruxelas, e fica logo de frente para a prefeitura. A Grand Place é o principal ponto turístico de Bruxelas, e atrai multidões seja dia ou noite, principalmente no verão.

Rota dos Quadrinhos
A Bélgica projetou alguns dos desenhos e quadrinhos mais famosos do mundo, como Tin Tin e Gastão, e Bruxelas tem um estilo de arte de rua único no mundo: murais com cenas de desenhos em quadrinhos.
Estas pinturas, geralmente feitas nas paredes de prédios, e com vários metros de altura, tem o efeito de mudar totalmente a paisagem de partes da cidade, de tão realistas que são. As cores vivas chamam a atenção e dão um toque todo especial a Bruxelas.

Jardin du Mont des Arts
Localizado numa colina, que fica no caminho da Grand Place para Palácio Real de Bruxelas, este parque tem uma das melhores vistas da cidade, além de um jardim que é uma espécie de labirinto de flores, bastante adorado pelas crianças.
A paisagem é realmente linda, e o parque oferece um ótimo lugar onde relaxar no seu caminho para a área dos museus e para o Parque Real, que fica no topo da colina.

Outros sítios interessantes:

  • Place Royale
  • Palácio Real de Bruxelas
  • Parque Real

Dicas úteis para as suas férias em Bruxelas:

Hoje em dia os smartphones são os nossos melhores amigos para viagens. Lá pode usar o GPS e aplicações que irão certamente ajudar a encontrar os lugares a que pretende chegar. Aqui ficam algumas aplicações indispensáveis para uma viagem a Paris.